Activities/ContactingAdministrationsForPMPCportuguese

Versões deste wiki noutras línguas

Junte-se à ação!

Esta página wiki é parte da campanha da FSFE "Dinheiro Público? Código Público!" e uma chamada para ação!

“Public Money? Public Code!” in Europe

Nossa iniciativa "Dinheiro Público? Código Público!" tem o propósito de que o software, finaiciado por dinheiro público na administração pública seja Software Livre. Temos uma carta aberta, que você pode assinar como pessoa avulsa ou ONG. Atéagora temos mais de 29.000 pessoas e aproximadamente 200 ONGs apoiando nossa meta. E temos cinco entidades públicas, A Agência Sueca de Desenvolvimento de Empregos em Tecnologia, a prefeitura de Elbmasch (Alemanha), o parlamento estadual de Astúrias (Espanha), as prefeituras das cidades espanholas de Benigàmin e Barcelona que já assinaram nossa carta. Gostaríamos de ter mais unidades administrativas apoiando nossa causa. Mas para alcançar isso precisamos da sua ajuda.

O que queremos que você faça

Apesar de cinco entidades públicas já ter assinado nossa carta aberta, gostaríamos de ter mais administraçoe spúblicas assinando e desse modo apoiando nossa causa. Portanto queremos que você entre em contato com seus órgãos públicos locais, como a Câmara Municipal da cidade onde você vive ou a reitoria da universidade onde você estuda, por exemplo.

Boas razões para entrar em contato

Governos figuram entre os que fazem as maiores aquisições de bens e serviços em Tecnologia da Informação (TI), e proveem até 27% da receita das empresas de software. Para mais informações veja:

Como a regulação das aquisições de software para o setor público pode beneficiar a sociedade pode, por exemplo, ser vistas na França. Regulação na França levou a um incremento de 0,6%-5,4% no número de empresas que usam Software Livre, um incrementeo anual entre 9% e 18% no número de "startups" ligadas a TI, um incremento anual entre 6,6% e 14,0% no número de empregos relacionados a TI, um decréscimo anual entre 5% e 16% no registro de patentes relacionadas a software (o que o movimento pelo Software Livre vê como algo bom).

Após Barcelona ter assinado a carta aberta e implementado a política do "Dinheiro Público? Código Público!" como uma diretriz para a aquisição de novos softwares, o governo local quis que 70% do seu orçamento de software fosse investido em Software Livre. A participação de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) no suporte e desenvolvimento de software subiu para 60%.

Isso dá mais uma boa razão para entrar em contato com sua administração pública local e lhes pedir para apoiar a iniciativa "Dinheiro Público? Código Público!".

Como abordar o órgão público

Antes de começar, reflita sobre seus recursos e tempo que quer investir na iniciativa. Não faz sentido se você é uma pessoa avulsa tentando convencer o governo do seu país. É essa a razão pela qual tentamos focar em "frutas penduradas na parte baixa da árvore": comece com administradores que já usam Software Livre, estão abertos a seus argumentos e onde não há muitas partes interessadas enolvidas. Pequenos passos, em muitos lugares, pode fazer uma grande diferença!

Como escrever um correio eletrônico ou carta?

O primeiro passo é descobrir quem você poderia contatar.

Há muitos órgãos púbicos dentre os quais você pode contatar:

Você poderia alcançar pessoas que trabalham para órgãos públicos. Eles podem ser:

Atente aos detalhes sobre seu contato, nomes completos e respectivos endereços. Se você não acha os nomes e endereços diretamente você pode telefonar e perguntar-lhes os detalhes que faltam.

Tempo importa! Depois que você decidiu quem quer contatar, pense grande e garanta que agirá no tempo correto. Por exemplo, se você conhece alguo relevante que está para contecer no órgão público que deseja contatar você precisa de intrometer. Seja proativo também e não se eesqueça de acompanhar o andamento da ação.

O segundo passo é escrever uma carta

A carta precisa ser adequada ao órgão público que deseja alcançar. Há um exemplo abaixo para uma carta. Para ter uma visão geral de como uma carta deve ser você pode também seguir os seguintes pontos-chaves:

no sítio(site) "Dinheiro Público? Código Público!". Um dos argumentos adequador que podem ser usados para qualquer órgão público é que de pode economizar dinheiro a longo prazo através do uso de Software Livre.

Informações adicionais que você pode usar para arugmentar na sua carta ao órgão público:

Dê uma olhada se esse órgão postou algo ligado ao Software Livre, ou à sua estratégia digital.

Se o órgão público que você está contatando tem conexões com governo aberto, dados abertos e padrões abertos, então você pode usar isso como argumento. Governo aberto, dados abertos ou padrões abertos têm as mesmas metas a alcançar por uma infraestrutura mais aberta na administração pública bem como no modo como um governo trabalha. Ter Software Livre numa infraestrutura pública precisa ser um componente geral entre as demandas do governo aberto, dados abertos e padrões abertos.

Se o órgão público para o qual você está planejando escrever é favorável a uma política digital progressista você pode usar isso como um argumento na sua carta. Trace uma linha a partir da política digital progressista para a implementação do uso de Software Lire na administração pública, dependendo da sua estratégia digital.

Dê umaolhada em qualquer documento publicado para encontrar seu posicionamento sobre política digital. Talvez o órgão público para o qual você está escrevendo é a favor de mais transparência ou mesmo diz diretamente que quer usar Software Livre. Você também pode pesquisar por entrevistas sobe política digital no órgão público, ou talvez encontrar uma postagem ou "tweet" nas suas mídias sociais sobre suas políticas digitais.

Informações adicionais poderiam ser o engajamento direto do órgão público em Software Livre. Talvez um(a) prefeito(a) pode estar, por exemplo, apoiando o GUSL local, alguma iniciativa "hacker" ou está engajado(a) de qualquer outra forma no Software Livre. Você pode usar essa informação na sua carta e encontrar argumentos relacionados para seu engajamento no uso de Software Livre na administração pública.

O terceiro passo é enviar a carta ou correio eletrônico

Após ter a carta pronta você pode ir adiante e enviá-la ao órgão. Por favor anexe a brochura "Dinheiro Público? Código Público!" para informações mais aprofundadas.

Agora você tem que esperar e ver como eles respondem a você.

Último mas não menos importante: Contate-nos!

Permita-nos saber o que você tem feito e que respostas teve, aí poderemos ajudá-lo(a) com quaisquer passos adicionais. Você pode nos enviar um correio eletrônico para contact@fsfe.org com o campo Assunto: "Concatando órgão público para a campanha PMPC". Também, use nossa tabela para adicionar o órgão público que contatou.

Carta exemplo

Para uma primeira impressão sobre como uma carta deve ser dê uma olhada na nosssa carta exemplo. Mas por favor matenha em mente que seria muito melhor mandar uma carta personalizada no seu idioma, com suas próprias palavaras e adaptada à realidade local. Você encontrará mais argumentos no sitio(site) da campanha PMPC, no nosso vídeo, bem como na sua brochura propriamente dita.

Na carta sugerimos ter uma chamada telefônica com o/a desitnatário(a). Esse é apenas um exemplo e você pode mudá-lo também para qualquer outra forma de contato. O que importa é ter algum acompanhamento da ação e manter-se em contato com o órgão público. entretanto, se você não se sente confortável em contatá-los você pode pedir para que eles telefonem para o escritório da FSFE +49(30)2759-5290. Mas por favor faça-nos saber de antemão assim poderemos nos preparar.

Em inglês

Em holandês

Em espahol

Em italiano

Em francês

attachment:PMPC example letter en.odt

attachment:PMPC example letter nl.odt

attachment:PMPC example letter es.odt

attachment:PMPC example letter it.odt

attachment:PMPC example letter fr.odt

Em português

Em Turco

attachment:PMPC example letter pt.odt

attachment:PMPC example letter tr.odt

Aqui você pode encontrar os órgãos públicos que contatamos usando as cartas da PMPC

Histórias de sucesso Europa afora

Como o o laboratório "hacker" PicaPica convenceu o parlamento das Astúrias para assinar a carta aberta? Você pode ler a história completa na nossa página Web.

Informações adicionais

Se você também tem alguma pergunta, por favor nos contate enviando correio eletrônico para concact@fsfe.org

Obrigado pela sua ajuda e estamos aguardando para ouvi-lo!

Páginas wiki relacionadas

"Links" externos


Categoria/Atividades

Activities/ContactingAdministrationsForPMPCportuguese (last edited 2022-08-05 09:34:29 by bonnie)